Prémio SPE 2015

Está aberto, até 30 de Junho de 2015, o concurso para atribuição do Prémio SPE 2015, de acordo com o seguinte regulamento:

 

1. Pretendendo dar destaque ao XXII Congresso da SPE, a principal reunião científica organizada pela Sociedade Portuguesa de Estatística, é instituído o Prémio SPE 2015.

2. Este prémio destina-se a estimular a atividade de estudo e investigação científica em Probabilidades e Estatística entre os jovens que trabalham nestas áreas.

3. Prémio SPE 2015 é constituído por uma quantia de 1000 euros.

4. Ao Prémio SPE 2015 podem concorrer trabalhos originais sobre temas de Probabilidades e Estatística, desde que não tenham sido objeto de qualquer prémio atribuído por outra instituição.

5. Os autores dos trabalhos candidatos ao Prémio SPE 2015 devem ser estudantes ou investigadores em alguma instituição portuguesa ou bolseiros portugueses, devem ser sócios da SPE e não devem ter completado os 35 anos de idade até 31 de dezembro de 2015. Os autores não devem ter recebido o Prémio SPE nas quatro edições anteriores. O trabalho deve ser escrito em português e não poderá exceder 25 páginas A4.

6. As candidaturas deverão vir acompanhadas do trabalho concorrente e do curriculum vitae dos autores e ser dirigidas ao Presidente da SPE. Podem ser enviadas por correio electrónico para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou, em carta registada, para a morada a seguir indicada. O carimbo do correio validará a data de entrega.

Sociedade Portuguesa de Estatística Bloco C6,

Piso 4 - Campo Grande

1749-016 LISBOA 

 

7. A decisão de admissibilidade e a apreciação dos trabalhos submetidos a concurso é da competência de um júri, cuja constituição será da responsabilidade da Direção da SPE.

8. Os critérios de seleção pautar-se-ão pela exigência e precisão nos vários aspetos que o júri considerar pertinentes, nomeadamente: i) qualidade e clareza do texto; ii) inovação e rigor científico; iii) contribuição para o desenvolvimento da área de Probabilidades e Estatística nos planos teórico, metodológico e/ou aplicado.

9. O júri é soberano nas suas decisões, não havendo lugar a recurso.

10. O trabalho galardoado com o Prémio SPE 2015 será apresentado em sessão plenária pelo seu autor ou autores no XXII Congresso da SPE e publicado nas respetivas Atas, com o devido formato editorial, de acordo com o processo de revisão dos artigos submetidos a estas.

11. A atribuição do Prémio SPE 2015 será anunciada logo que conhecida a decisão do júri e a sua entrega formal será feita no XXII Congresso da SPE na sessão plenária da sua apresentação.

12. O júri reserva-se o direito de não atribuir o Prémio SPE 2015.

 

SAS

Instituto Nacional de Estatística

ceaul