Missão e objetivos

A Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE) foi fundada em 1980 com o nome de Sociedade Portuguesa de Estatística e Investigação Operacional uma vez que inicialmente o seu interesse se repartiu por estas duas áreas do conhecimento. Em 1991 foi profundamente reestruturada tendo sido aprovados novos estatutos e adoptado o presente nome de Sociedade Portuguesa de Estatística.

Seguiu-se então um período de grande dinamismo tendo-se verificado a adesão de um número substancial de sócios, em consequência do grande interesse que a Sociedade passou a despertar entre a comunidade estatística portuguesa.

A SPE tem por objectivos promover, cultivar e desenvolver, em Portugal, o estudo da Estatística, suas aplicações e ciências afins. É também interesse da SPE unir todos os estatísticos e juntar pessoas trabalhando em diferentes áreas da estatística nas universidades, no sector privado e na administração pública.

Entre as  atividades da SPE destacam-se a publicação de um Boletim semestral com notícias sobre a Sociedade e artigos de divulgação científica, a organização regular de seminários e diversas acividades de divulgação da estatística junto da sociedade em geral,

Os estatutos da SPE podem ser consultados no documento anexo.