COVID 19 e a Estatística

Notícias da SPE
COVID 19 e a Estatística
2020-07-10

A Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE) congratula-se com o empenho da comunidade científica na análise dos dados relativos à pandemia do CoVid-19, que assim contribui para um maior conhecimento da forma de propagação da doença, propiciando condições para uma actuação informada das entidades responsáveis. 


Importa, no entanto, assegurar que as análises efectuadas têm em conta as características dos dados em análise, seleccionando métodos e procedimentos adequados.

  • "How Statistics Can Help — Going Beyond COVID-19" - texto de Walter J. Radermacher (presidente da FENStatS) -> clique aqui (NOVO)
  • Texto enviado pela presidente da SPE ao jornal «Observador» sobre a utilização incorreta de conceitos estatísticos por este jornal online: clique aqui
  • Artigo de opinião dos colegas Lisete Sousa, Tiago Marques e Antónia Turkman publicado no jornal «Observador»:      clique aqui
  • Página do CEAUL
  • Página do ECMI
  • Participação no  grupo de trabalho “FENStatS COVID-19 WG”, criado em Maio 2020 com o objetivo de dar resposta às questões estatísticas relacionadas com a crise emergente da COVID-19. O grupo de trabalho pretende ser um complemento e um apoio às atividades desenvolvidas por entidades nacionais e pelos seus membros relacionadas com a COVID-19, permitindo vincular iniciativas e especialistas, fornecendo informações de uso geral e priorizando a comparabilidade internacional dos dados. Os principais resultados esperados do grupo de trabalho são: 1) partilha de informação e de conhecimento; 2) partilha de recomendações e de diretrizes; 3) partilha de dados e de ferramentas (por exemplo, software e ferramentas de comunicação). Adicionalmente, salienta-se o valor acrescentado inerente à cooperação de diversos membros numa rede europeia.


     

Publicado em Notícias da SPE